Sobre o Jogo Oasis

O Jogo Oasis, desenvolvido pelo Instituto ELOS, visa despertar e cultivar o espírito cooperativo entre os membros de uma comunidade. Convida as pessoas a construirem juntas uma transformaçao comunitária.

Ao invés de só olhar para os problemas que precisam de solução ou reparos, o Jogo Oasis foca nos "pontos de luz" em cada comunidade - as belezas locais, os talentos, a cultura. Isso oferece maneiras de trabalhar junto com a comunidade para criar espaços em que essas "belezas" possam crescer e se expandir.

A idéia atrás do nome Oasis vem dos livros de história: um oásis oferece esperança, refúgio e estabilidade para viajantes cansados no deserto.

Nosso mundo está cheio de vastos “desertos”: regiões e comunidades onde, social e/ou ambientalmente, a vitalidade foi destruída. Mas, nesses lugares, ainda existem inevitáveis pontos de luz cheios de esperança, beleza e alegria.



 O Jogo Oásis é um evento de dois dias, que convida uma comunidade a projetar e construir de forma cooperativa um projeto desafiador escolhido pelos moradores para satisfazer suas necessidades, como uma praça, um parque, uma creche ou um centro cultural.

O jogo envolve representantes de diferentes setores da sociedade – ONGs, governo municipal, assim como moradores de outras partes da cidade.

A comunidade inteira pode trabalhar de uma maneira rápida, colobarativa e divertida para criar espaços físicos que promovam vida, alegria e restauração.